Usabilidade, a palavra da Conversão | InboundLabs
Usabilidade na WEB

Usabilidade, a palavra da Conversão

Usabilidade é uma palavra que nem todos conhecem, mas deveriam. Uns conhecem bem e aplicam, outros já ouviram falar, e outros sequer sabem o que é Usabilidade.

Neste artigo não iremos falar sobre quem sabe, ou não, sobre usabilidade, vamos deixar isso de lado e ir ao que interessa.

O que é usabilidade?

Segundo a Wikipédia Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante

Como podemos ver, usabilidade é para facilitar a realização de algo e aplicando na criação de websites, podemos usar como primeiro mandamento de usabilidade é: Não me Faça Pensar! Os usuários na internet tem grande facilidade para se distrair com inúmeros sites, aplicativos que tem na internet, então o fator importante é manter o foco do cliente na meta que seu site deseja alcançar.

Para começar, organize o conteúdo do seu site por nível de importância de acordo com o objetivo da empresa. Esta organização faz com que o usuário encontre com mais facilidade informações realmente úteis e identifique com clareza os títulos, botões etc, dentro do site.

Velocidade de carregamento da página

A velocidade com que um site é carregado, é um fator muito importante em 2 sentidos, 1 – porque o usuário poderá navegar com rapidez pelo site e 2 – porque conta pontos positivos para melhor posicionamento nos buscadores.

Como estamos falando de usabilidade, para o usuário é muito melhor navegar com rapidez no site e ter informações fáceis de ser encontradas, uma dica importante é: Não conte com a paciência do usuário, então foque em facilitar ao máximo a experiência do usuário no site.

Conversão final

Um dos princípios da usabilidade web é que a meta final de um site deve estar a 2 cliques. Colocando este princípio em prática, devemos lembrar que em todas as páginas do site devem conter links, botões que levem ao usuário a meta de conversão final dentro de um site. Por exemplo: Num site de comércio eletrônico, o botão comprar deve aparecer logo na primeira visualização do cliente, juntamente com o produto.

Exija nos formulários do seu site apenas informação necessárias para realizar a tarefa daquele momento, por exemplo, e-mail, nome, telefone. Outras informações você pode solicitar depois que a meta for concluída, assim facilita a conversão final, retirando qualquer tipo de distração no momento de fechar uma compra pela internet.

Lembre-se, que o seu site deve ser feito para o seu cliente não para você, então foque em facilitar toda a navegação e a conversão das metas e objetivos do seu site.

Deixe seus comentários abaixo, mostre sua opinião, ficaremos felizes em interagir com você!

Forte abraço e até o próximo artigo.

Daniel Macedo

CEO & Founder em Inbound Labs
Empresário, especialista em negócios na internet e Marketing Digital. Podcaster,blogueiro, violinista e pianista (curioso).

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