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Teste de compatibilidade com dispositivos móveis

Teste de compatibilidade para dispositivos móveis

Segundo o Google, dos smartphones e tablets aos laptops e televisão, 90% das interações de mídia de hoje acontecem em uma tela e as empresas que permitem que os usuários interajam com sua marca em todas as plataformas e em todos os dispositivos conseguem gerar mais engajamento

O número de acessos via aparelhos celulares e tablets a vários websites aumentou drasticamente nos últimos anos e com isso em 21 de abril de 2015 o Google lançou uma nova atualização, a Mobile Friendly, agora baseada nos posicionamentos dos sites em seu mecanismo de busca oriundos de dispositivos móveis, onde a partir desta data, ele priorizará no posicionamento os sites responsivos, ou seja, sites que permitem uma experiência agradável ao usuário que navega em celulares, dimensionando o tamanho da página ao tamanho da tela do dispositivo móvel.

Para sites não responsivos, isto significa uma queda provável no posicionamento orgânico, isto é, aqueles que não são pagos, já os sites que possuem tecnologia responsiva pode ser esta a hora de se destacar perante os concorrentes.

Mas e agora, meu site não é responsivo, eu vou sumir das buscas?

Não exatamente, mas seu site pode não ter o mesmo posicionamento que tinha nas buscas. A seguir vamos dar dicas de como continuar a ser competitivo também no segmento de dispositivos móveis.

Palavras-chave Web x Celulares
Aproximadamente 62% das buscas orgânicas mostram resultados diferentes em desktop e móvel. Se você não tem certeza de como se posiciona baseado em suas palavras-chave agora é a hora de investigar.

Você pode começar sua pesquisa usando o Google Webmaster Tools. Adicione seu site, após isso clique na imagem dele ou no link, após o carregamento das informações navegue no menu esquerdo acessando Tráfego de Pesquisa > Consulta de pesquisa.

De lá, você poderá ajustar os filtros para mostrar apenas celular, imagem, web, etc. Anote as palavras-chave e onde elas estão em cada ranking (Celular e WEB).

Em alguns casos, há menos resultados de pesquisa para a busca móvel do que a web, também devemos levar em consideração os resultados de buscas por imagens e vídeos.

Saiba que a sua concorrência no móvel pode não ser necessariamente a sua concorrência web. Reserve algum tempo em sua pesquisa para identificar seus maiores concorrentes móveis e descobrir seus pontos fortes e fracos.

Faça um teste de compatibilidade para dispositivos móveis clicando aqui

Facilidade de uso em dispositivos móveis

Ainda no Webmaster Tools você pode analisar como esta o seu site para navegação em dispositivos móveis, clique em Facilidade de uso em dispositivos móveis e tenha um relatório com os dados de problemas de usabilidade em dispositivos móveis que afetam seu site.

As buscas locais

Não há dúvidas de que celular e local andam de mãos dadas. De acordo com a Google Mobile Playbook, 94% dos usuários de smartphones procuram informações ao redor de sua localização, além disso, as pessoas estão cada vez mais usando seus dispositivos móveis para fazer a pesquisa sobre um produto ou serviço que está interessada.

Otimizar a experiência móvel para conversões

Em 2013, 17% da população efeturam compras a partir de um dispositivo móvel, segundo o Mobile Search Moments estudo realizado pelo Google. Já em 2014 cresceu 26% de acordo com pesquisa realizada BrightEdge.

De acordo com a eMarketer, os gastos com publicidade móvel global irão subir para USD 100 bilhões em 2016. A expectativa é de dobrar a quase USD 200 bilhões entre 2016 e 2019, sendo responsável por mais de um quarto de todos os gastos com publicidade da mídia mundial.

Mais anúncios significam mais tráfego móvel e os comerciantes devem ter seus sites preparados para mais para conversões.

Durante anos, o Google vem divulgando que ter um site para dispositivo móvel é crucial e eles deram aos proprietários de sites muita ajuda para compreender o que isso significa. Porém não significa apenas ter um site móvel, significa ter uma estratégia de marketing móvel que incorpora a compreensão e a experiência de navegação por parte do usuário.

Em breve na URL Destino para anúncios pagos (Adwords) também sofrerão alterações, é o Google adaptando mais uma vez sua lista de exibição para oferecer o melhor ao usuário que pesquisa por algo.

E seu site está preparado? se não tiver nós podemos ajudá-lo, entre em contato e saiba mais.

Abraço e até o próximo post.

Daniel Macedo

CEO & Founder em Inbound Labs
Empresário, especialista em negócios na internet e Marketing Digital. Podcaster,blogueiro, violinista e pianista (curioso).

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