Site para PME, como deve ser?

Site de uma PME, como deve ser?

Olá amigos leitores!

O objetivo deste artigo é dar uma visão geral de como deve ser o website de uma PME, site de uma ONG ou uma grande empresa qualquer, do ponto de vista estratégico.

Para entender este conceito é preciso voltar no mundo off-line, sim off-line. Quando uma empresa se propõe a ter um website, é preciso ter um objetivo definido, e a consciência de que deve dar a mesma atenção ao site, assim como na empresa física – em alguns casos muito mais dedicação no site do que na empresa física.

Lembre-se: Seu site é a sua empresa na Internet!

Por muitas vezes eu me deparei com a situação onde o empresário, decide ter um website para sua empresa e quando pergunto qual o objetivo eles dizem, que querem divulgar mais a empresa. Sim, um website ajuda para divulgar a empresa, visto que o site é a empresa. Com outras palavras, esta “divulgação” tem um objetivo para cada caso. Uns para aumentar as vendas dos produtos ou serviços da empresa, manter um canal de relacionamento com o cliente, apresentar um produto/serviço novo, entre outros objetivos. Quando isso começa a ficar claro, podemos ver que o website é só uma parte da estratégia para conseguir estes objetivos e ai entra a estratégia de Marketing Digital, mas isso é para outro artigo.

Neste momento, já sabemos que a primeira coisa a saber quando vai se desenvolver um website é ter claro os objetivos da empresa e que o site é sua empresa na internet. Agora responda a pergunta: Quando seus clientes entram em sua loja ou empresa como você os recebe? Essa pergunta deve ter a mesma resposta em relação ao website.

Na internet, com a facilidade de acesso a  informação as empresas tem a oportunidade de mostrar muito mais sobre si, com páginas falando sobre a história da empresa, quem são os fundadores, equipe, serviços que a empresa oferece, vídeos (que também pode estar no Youtube), uma área para os clientes interagirem, entrar em contato, enfim, tem inúmeras formas de mostrar a empresa. Se for uma empresa de comércio eletrônico, por exemplo, mostrar os produtos com informações claras e relevantes sobre os produtos.

Todas estas informações, devem ser lançadas e depois organizadas, de forma que todo este conteúdo fique a disposição do cliente em uma hierarquia de importância, isso chama-se arquitetura de conteúdo, focado sempre no objetivo principal da empresa.

Bom pessoal, espero ter conseguido compartilhar mais uma informação relevante com vocês. Fique a vontade para deixar seus comentários e mostrar-nos sua opinião e compartilhar suas experiências.

Forte abraço e até a próxima 😉

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