Google Analytics. Acompanhamento de Conversão na prática, como fazer? | InboundLabs
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Google Analytics. Acompanhamento de Conversão na prática, como fazer?

Como acompanhar as conversões no Google Analytics

Olá Amigos!

Quero compartilhar com vocês uma experiência que tive no acompanhamento de conversão usando o Google Analytics.

O que vou mostrar aqui é um exemplo prático de uma situação real, onde o objetivo, neste caso, é acompanhar as conversões com o Google Analytics. Este case tem 100% da operação na internet, é um e-commerce.

Bom, vamos lá! Iniciamos uma campanha no Facebook ads e queríamos saber quais anúncios estavam trazendo mais vendas para saber se continuamos ou não com aquele determinado anúncio, ou mais, se aumentamos o investimento.

Para fazer isso recorri à alguns amigos, que desejo agradecer, e juntei um pouco daqui e dali e decidimos criar um relatório personalizado no Google Analytics para o acompanhamento das conversões, exclusivamente.

Em primeiro lugar optamos por “tagear” as URL’s que usamos nas campanhas usando o URL Builder do Google. Tem um artigo bem interessante no blog da Fabiane Lima e que me ajudou bastante. Valeu Fabi 😉

Bem, continuando. URL “tageada” significa fazer marcações específicas em determinadas URL’s para conseguirmos monitorar tudo que acontecer com ela. A partir do momento que temos as URL’s todas “tageadas” conseguimos identificar no Google Analytics as visitas no site procedentes desta URL. Ótimo, já temos uma avanço.

Vou mostrar para vocês como inserir as marcações na URL.

1 – Acesse o formulário do URL Builder

http://support.google.com/analytics/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=1033867&topic=1032998&ctx=topic

2 – No campo URL do website insira a URL original ex: seusite.com.br

3 – No campo Origem da Campanha, coloque a fonte de onde está sendo realizada a campanha, em nosso caso é o Facebook Ads

4 – Em Mídia da Campanha, eu coloquei em meu caso, Ads só para que possamos identificar no Google Analytics, porque também trabalhamos com os Posts promoted, ou posts promovidos no facebook, e se este fosse o caso eu colocaria “Promoted” .

5 – O nome da Campanha, em nosso caso colocamos um produto específico, também, somente para conseguir identificar no Google Analytics.

6 – Por último, é só clicar em gerar URL, pronto! Já está marcada. Você verá que a URL ficou maior, é normal. Caso queira usar a URL curta, você pode usar os “encurtadores” de URL.

Agora, vamos configurar as conversões no Google Analytics, pra quem ainda não configurou.

1 – Primeiramente, acesse sua conta do Google Analytics e clique em Administrador

2 – Selecione o Perfil a ser configurado;

3 – Selecione Metas;

4 – Clique em adicionar meta;

5 – Preencha os campos e pronto, sua conversão está preparada

Feito isso vamos para o Google Analytics criar um relatório personalizado só para acompanhar as conversões.

1 – No painel do Google Analytics tem uma aba chamada “Personalização”, clique nela;

2 – Depois, em “novo relatório personalizado”

3 – Por fim é apenas escolher quais métricas deseja usar nos relatórios personalizados. No meu caso usamos Visitas, conclusões de meta e taxa de conversão. Está selecionado custo por conversão, mas não usamos esta opção, que seria para medir o quanto pagamos em R$ por cada conversão. Dimensões decidimos usar apenas Origem / Mídia e URL de destino. Assim consigo saber, usando as URL´s “tageadas” o que aconteceu com ela, de “tantas” visitas, quantas geraram vendas.

Veja a configuração do relatório personalizado

Por último o resultado de como ficou o nosso relatório personalizado do Google Analytics.

Bom Galera é isso ai! Espero que tenha ajudado e qualquer dúvida, por favor coloquem nos comentários abaixo!

Abraços e até o próximo post!

Daniel Macedo

CEO & Founder em Inbound Labs
Empresário, especialista em negócios na internet e Marketing Digital. Podcaster,blogueiro, violinista e pianista (curioso).

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