Gerenciamento de Tempo. Esqueça Tudo o que Você já Ouviu! [Pareto e Parkinson] | InboundLabs
Pareto

Gerenciamento de Tempo. Esqueça Tudo o que Você já Ouviu! [Pareto e Parkinson]

Lei de Pareto e Parkinson

Olá Amigos, apenas algumas palavras sobre Gerenciamento de Tempo. Esqueça tudo o que você já ouviu sobre isso. Vou te mostrar até o final desse artigo como ser mais produtivo trabalhando muito menos. Muito mesmo.

Você não precisa tentar fazer mais coisas a cada dia, preenchendo cada segundo do seu dia com trabalho compulsivo. Estar ocupado não é sinônimo de ser Produtivo. Acredite ou não, mas é possível conseguir mais resultados fazendo menos.

Bom, vamos lá!

Lei de Pareto. Vilfredo Pareto foi um economista e sociólogo, professor na Universidade de Lausanne, Suíça. Você deve estar se perguntando, o que esse cara tem a ver com isso…. Caso você ainda não ouviu falar sobre a Lei de Pareto, ou distribuição de Pareto vou te explicar.

Pareto criou uma fórmula matemática para demonstrar uma distribuição desigual na riqueza, onde 80% da Riqueza era produzida por 20% da população. Essa fórmula, pode ser aplicada também fora da economia e pode ser resumida assim:

80% dos resultados vêm de 20% dos esforços.

 

Sendo assim tente identificar quais os 20% responsáveis por 80% dos seus problemas e quais os 20% responsáveis por 80% dos resultados positivos. O objetivo é encontrar suas ineficiências para eliminá-las e descobrir seus pontos fortes para Potencializá-los. Você pode se surpreender com essa descoberta.

Neste momento você já sabe que com essa Lei de Pareto conseguirá fazer mais com menos, mas não para por ai.

Na maioria das empresas o horário de trabalho é das 9 as 18 simplesmente porque foi decidido isso em algum lugar.

Bem, vendo por esse lado, as pessoas tendem a ficarem criando atividades para preencher esse tempo e o desperdício de tempo aparece porque, teoricamente, elas tem esse tempo.

Agora para e pense: Será possível que todas as pessoas no mundo precisam exatamente de 8 ou 9 horas para fazerem o seu trabalho? Claro que não.

De qualquer forma, vamos continuar o raciocínio. Temos 8 horas, então usaremos 8 horas por dia. Se tivéssemos 20 horas, usaríamos as 20. E se acontecer uma emergência e tiver que fazer todo o seu trabalho em 4 horas? mesmo com os prazos apertados, com certeza, como num passe de mágica, você conseguiria terminar todas aquelas atividades em 4 horas.

Isso é a Lei de Parkinson.

A lei de Parkinson diz que uma tarefa aumenta de importância e complexidade em relação ao tempo alocado para a realização. É como mágica. Se você tiver 5 horas para terminar um projeto inteiro, a pressão do tempo irá te forçar a se concentrar e manter o foco nessa tarefa e ai você não terá escolha a não ser fazer o que é realmente importante.

Se essa mesma tarefa tiver um prazo de uma semana, você provavelmente usará todos os dias, mas com certeza terá desperdício de tempo.

O mais interessante é que a Lei de Pareto e a Lei de Parkinson parecem serem totalmente ao contrário uma da outra. Mas a grande sacada aqui é usar as duas ao mesmo tempo.

Resumindo:

  • Faça suas tarefas apenas o que for responsável por gerar a maior parte dos seus resultados positivos. 80/20
  • Reduza o tempo de trabalho para limitar ao que é realmente importante. Lei de Parkinson.

Dessa forma você conseguirá ser mais produtivo trabalhando muito menos.

“Perfeição não é quando não há nada mais a acrescentar, mas sim quando não há nada mais a tirar” – Antoine de Saint-Exupéry, autor de O pequeno príncipe.

Eu Adoraria saber o que achou sobre esse artigo através dos comentários abaixo e caso tenha sido útil para você, compartilhe com um amigo

Forte abraço e até o próximo!

Daniel Macedo

CEO & Founder em Inbound Labs
Empresário, especialista em negócios na internet e Marketing Digital. Podcaster,blogueiro, violinista e pianista (curioso).

Últimos posts por Daniel Macedo (exibir todos)

Não é apenas o nosso trabalho. É nossa Paixão!
Nos orgulhamos do que criamos e nos orgulhamos uns dos outros.

© 2017 InboundLabs. Powered With s2 by Inbound Labs Team