Crie listas de Remarketing no Analytics | InboundLabs
Remarketing

Crie listas de Remarketing no Analytics

Você já deve ter se perguntado… Pesquisei determinado produto e agora ele fica me seguindo em todo site que acesso, como isso acontece? Isso é possível graças aos Cookies e Remarketing.

Remarketing é uma ferramenta que marca e identifica os usuários que já visitaram o seu site, passando a exibir seus anúncios com mais frequência quando eles visitam sites que aceitam anúncios na rede de display do Google ou, se criado no Facebook Ads, aparecerá quando você estiver nessa Rede Social com possibilidade de exibição no Instagram. Isso é possível graças ao Cookie.

Cookie é um arquivo de texto muito simples, cuja composição depende diretamente do conteúdo do site visitado.

Quando você acessa pela primeira vez um site, este envia um Cookie como resposta para o seu navegador, contendo as suas preferências. Seu tempo de permanência varia, podendo ficar armazenado em seu computador até que perca sua validade, que pode ser de minutos ou anos ou até que o usuário faça uma limpeza e elimine os cookies armazenados.

Esse arquivo é fundamental para que se criem as listas de Remarketing. O que poucas pessoas sabem é que existe a possibilidade de criar listas personalizadas através do Google Analytics e vincular seu uso no Google Adwords.

Remarketing no Google Analytics

Quer saber como criar uma lista de Remarketing no Google Analytics?

Iremos te ajudar. Para isso é necessário você ter uma conta no Google Analytics, se não tiver clique aqui para configurar uma e para criar uma no Google Adwords clique aqui.

Uma das vantagens do remarketing pelo Google Analytics é que não precisa instalar o script de Remarketing do Adwords em seu site, mas para isso ele precisa ter instalado o script do Google Analytics, além disso a quantidade de listas segmentadas de remarketing que podem ser criadas é bem maior e com muito mais variáveis do que a disponibilizada no Adwords.

Para criar sua lista siga os passos abaixo.

Faça login em sua conta do Google Analytics

Acesse Administrador –> na área Propriedade vá em –> Informações de acompanhamento –> Coleta de dados

Painel Google Analytics

Ative as funções em Coleta de dados para recursos de publicidade.

Painel Google Analytics

Após ativar as funções o próximo passo é criar as listas

Ainda na área Administrador –> Menu Propriedade, clique em Definições de Público –> Público Alvo.

Painel Google Analytics

Se você não tiver uma conta atrelada ao Google Adwords aparecerá essa tela, nesse caso, você precisará configurar uma para poder utilizar o remarketing.

Google Adwords

Se já tiver uma conta, crie uma lista de público-alvo, selecione a conta de destino e clique em próxima etapa.

Painel Google Analytics

Painel Google Analytics - Remarketing

Escolha a opção desejada, você pode criar várias listas basta repetir os passos acima entrando em público alvo e escolhendo + Novo Público-Alvo.

Painel Google Analytics - Remarketing

Após serem criadas as listas demoram até 48 horas para começarem a coletar os dados de seu site. Ressaltando que essa estratégia de Remarketing pelo Analytics só funcionará se vinculado com sua conta do Adwords.

Para ver suas listas no Google Adwords vá em biblioteca compartilhada –> público-alvo.

Painel Google Adwords

Esperamos ter te ajudado e se precisar saber mais sobre as siglas do Google Adwords veja a matéria CPA, CPC, Impressões… o Mundo de siglas do Adwords.

Abraço.

 

Daniel Macedo

CEO & Founder em Inbound Labs
Empresário, especialista em negócios na internet e Marketing Digital. Podcaster,blogueiro, violinista e pianista (curioso).

Últimos posts por Daniel Macedo (exibir todos)

Não é apenas o nosso trabalho. É nossa Paixão!
Nos orgulhamos do que criamos e nos orgulhamos uns dos outros.

© 2017 InboundLabs. Powered With s2 by Inbound Labs Team