10 Dicas para escrever posts

Como escrever um ótimo conteúdo?

Normalmente a leitura através de dispositivos eletrônicos não é fácil, em alguns casos a resolução do monitor, do celular ou a cor e tamanho da fonte usada acabam cansando os olhos do leitor fazendo com que o visitante não se sinta a vontade e ler longos posts e acabe saindo ao se deparar com esse tipo de exposição da informação.

Mensagens que são agradáveis e fáceis de ler resultam em leitores mais fiéis e proporcionam uma maior taxa de conversão e consequentemente seguidores. A seguir vamos listar algumas dicas para você escrever as matérias de seu site ou blog.

 

1 – Defina as personas

O que são Personas

Personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico, atitude e/ou comportamento definido que pode utilizar um site, blog, marca ou produto, ou seja, são perfis fictícios que representam o seu comprador ou internauta ideal.

Desenvolvemos uma tabela para você definir os perfis de personas de seu negócio e a metodologia GDD Growth Driven Design.

2 – Faça a estrutura do post

Estrutura do post

Antes de sair escrevendo linhas e linhas, faça a estrutura com os assuntos que o assunto irá tratar, ou seja, liste os pontos principais que você quer ter na introdução, no corpo do texto e na conclusão, os 2 tópicos seguintes podem ajudá-lo a definir isso.

 

3 – Trabalhe SEO

SEO on-page

SEO – Search Engine Optimization cuja tradução é Otimização para Mecanismos de Busca nada mais é do que a otimização de uma página, ou até do site inteiro, para ser bem mais compreendido pelas ferramentas de busca como Google, Bing, Yahoo, etc.

A consequência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site ou blog em uma página de resultados de uma busca especifica, essas técnicas envolvem vários fatores, um deles é o uso de palavras chave (termo usado para fazer pesquisas).

Para pesquisar as palavras chave recomendamos que acesse o Planejador de Palavras Chave do Google, disponível aqui.

Então, se seu blog é sobre jardinagem e você vai escrever sobre jardim de inverno, procure usar palavras chave relacionadas ao tema no título (H1) e subtítulos (H2), por exemplo, Plantas para jardim de inverno, Como fazer um jardim de inverno?, etc. existem também títulos que acionam gatilhos mentais, conforme mencionado no tópico 4.

Preparamos um checklist de SEO on-page para ajudá-lo a escrever posts.

4 – Crie um título chamativo

Gatilhos Mentais

Como citamos acima o título é muito importante para os mecanismos de busca, procure trabalhar com os gatilhos mentais tanto no título quanto na meta description, que são aqueles textos que ficam abaixo do título da matéria nos mecanismos de busca.

Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, sociais e emocionais presentes em todos os seres humanos.

Por exemplo, o gatilho mental da razão: Pesquisas mostram por que você deve adotar essa dieta, outro exemplo, o gatilho da reciprocidade (gratidão): Baixe gratuitamente o guia de emagrecimento rápido, gatilho da afinidade: Eu já sofri com isso e sei como te ajudar.

Existem outros gatilhos mentais que podem atrair a atenção e fazer o internauta clicar em seu link nas buscas, abrir seu e-mail, etc. Conheça, clicando aqui, 17 gatilhos mentais na matéria de Henrique Carvalho do Viver de Blog.

5 – Concentre-se na linguagem do seu tipo de público

linguagem do seu tipo de público

Certifique-se que seu texto não é de difícil interpretação para o público que você está escrevendo. A criação de personas pode auxiliá-lo nisso. Por exemplo, se seu público alvo são crianças e você escreve sobre brinquedos, o conteúdo apresentado deve ser fácil de ler e compreender.

Se sua audiência é composta por doutores o material já deve conter conteúdos mais técnicos e linguagens usadas nesse meio, enfim, para alguns públicos, um texto deve ser feito o mais simples possível enquanto que para outros públicos a linguagem usada deve ser mais elaborada e técnica.

6 – Parágrafos

Paragráfos

Alguns posts ou sites para ter um melhor posicionamento usando técnicas SEO fazem longos artigos, se tecnicamente isso é bom, por outro se não bem feito podem prejudicar.

Longos parágrafos além de atrapalhar a leitura cansam o leitor. Um número de 7 a 8 linhas de parágrafos já é considerado bem longo. Certifique-se de escrever parágrafos claros e objetivos. Procure iniciar sempre seu parágrafo com a frase mais importante, em seguida, explicar mais sobre essa frase. Desta forma, o leitor será capaz de compreender o conteúdo mais relevante do seu artigo apenas lendo as primeiras frases de seus parágrafos.

7 – Frases Curtas

Frases

As frases curtas são mais fáceis de ler e compreender do que frases longas. Consideramos longas frases as que contêm mais de 20 palavras. Tente limitar essas longas frases e certifique-se do parágrafo não conter mais do que uma longa sentença.

 

8 – Limite o uso de palavras difíceis

Limite o uso de palavras difíceis

Evite usar palavras de difícil compreensão, evidente que, em alguns casos, se seu post é sobre algo difícil de explicar ou requer um vocabulário mais avançados, isso se torna exceção. Nesses casos, certifique-se de suas frases e parágrafos não serem tão longos.

Lembre-se que a leitura em uma tela é difícil para todos. Palavras que contenham quatro ou mais sílabas são considerados difíceis de ler, então limite o uso de tais palavras difíceis ou que não são comuns de usar e, se for o caso, faça uma breve descrição do que significa o termo usado, como, por exemplo, no tópico seguinte onde usaremos o termo palavra de transição.

9 – Use palavras de transição

Palavras de transição

Um texto pode ficar muito mais legível com o uso de palavras de transição adequadas. As palavras de transição são aquelas que estabelecem relações de sentido entre expressões, frases, orações ou parágrafos, tais como: desde já, logo, desde que, apenas, etc.

Estas palavras dão um sinal de que algo está chegando, se você está resumindo, você vai usar primeiro, segundo, etc. Se você quiser destacar o contraste você vai escrever mesmo, menos, melhor, exceto, porém, etc. Se você quiser concluir, você vai usar, portanto, consequentemente, etc.

Seus leitores irão entender melhor seu conteúdo se você fizer bom uso desses tipos de palavras.

10 – Varie e ilustre

Varie e ilustre seus posts

Para um texto ser atraente para um leitor ele deve ser variado, ou seja, significa que você deve, dentro das características já citadas anteriormente, alternar parágrafos mais longos com frases curtas e usar sinônimo caso você tenha que usar uma mesma palavra com frequência. Algumas pessoas usam a palavra ‘e’ ou ‘muito’ várias vezes. Alterná-las com “também” ou “além disso” poderá fazer um texto mais atraente e muito mais legível.

 

Além das dicas acima, se você quer que seus leitores leiam todo conteúdo de seu post, apresente um texto com introdução que chame a atenção do leitor, procure usar imagens que ilustre o que você está publicando, evite usar fontes pequenas e de cores claras, evite também as fontes de difícil entendimento, algumas boas fontes como times, arial e verdana são bem comuns e de fácil visualização e, por fim, priorize um bom espaçamento entre as linhas, títulos ou subtítulos e não se esqueça de divulgar seu material.

Quer saber como aumentar seu público ou vender mais? Veja essas 10 dicas sobre marketing digital.

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